21 de abr. de 2009

MORADA DO SOL E DA FERROVIÁRIA !!!!

Hoje o nosso post é um pouco diferente, como estou participando do Concurso do Pinfotos resolvi postar as fotos aqui também pra você conhecer um pouco da minha cidade.

- Araraquara, localizada na região central do Estado de São Paulo, a 270 Km da capital.

- Na imaginação indígena faz dela a "Aracoara" (lugar onde mora a luz do dia, a "Morada do Sol").

- 200 mil habitantes.

- Sua história se inicia em 22 de agosto de 1817, fundada por Pedro José Neto.

Araraquara tem o título de terceira cidade mais arborizada do Brasil, com 34.2 m2 de área verde por habitante.

E tem mais, essas personalidades são Araraquarenses:

O escritor Ignácio de Loyola Brandão, o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, a ex-jogadora de voleibol Fernanda Venturini, a ex-primeira-dama da República Ruth Cardoso (in-memoria) e a personalidade mais interessante de Araraquara que existe até uma comunidade no ORKUT com o nome; "QUEM É ESSE TAL DE HERBERT RICHERS?" bom respondendo essa pergunta, ele é produtor de cinema e dublador e o mais interessante, ele nasceu em Araraquara, 1923 e se radicou no Rio de Janeiro desde 1942, fundou oito anos mais tarde a empresa homônima, que começou no ramo de distribuição de filmes. (E com toda certeza você já ouviu esta frase: Versão Brasileira Herbert Richers).

Hoje a fazenda se tornou um hotel onde os hospedes podem contemplar de muita natureza praticamente dentro da cidade.


Sede de antiga fazenda de propriedade da família Lupo, construída em meados do século XIX, localiza-se na periferia urbana de Araraquara ao lado da Rodovia Washington Luís.


Uma grande reserva florestal dentro da cidade que pertence ao D.E.R. (Departamento de Estradas e Rodagem) que foi cedida para o Asilo.


Com isso nossos velhinhos podem curtir a natureza fazendo caminhadas, exercícios e saborear algumas frutas e o mais interessante, a população desconhece essa área que é aberta para o público interagir com os idosos.

Esta belezinha se encantou com a lente da minha câmera e eu me apaixonei por ela, e foi inevitável o clic.

"velhinhos são crianças nascidas faz tempo" - Fernando Anitelli

Para não perdermos as raízes e relembrarmos quando nossos avós faziam feira, Araraquara contempla esses momentos todos os sábados com uma bela feira onde encontramos frutas, verduras, legumes e tudo que em uma boa feira é encontrado, além de encontrarmos também produtos orgânicos.

Esse não pode faltar, em toda cidade que preserva suas raízes o Coreto tem que está presente e esse tem muita história para contar, por aqui muitas serestas aconteceram e muitos pares foram feitos e deu até casamento.

Localizado na Praça Pedro de Toledo, no centro de Araraquara, é um imponente casarão construído no final do século XIX.
O acervo é bastante diversificado e composto por coleções variadas, como armas e munições (da Guerra do Paraguai, da Revolução de 32 e da 2ª Guerra Mundial). O espaço abriga também raridades de arte sacra, mostruário geológico, numismática, filatelia, pinacoteca, objetos indígenas etc.

A Rua Voluntários da Pátria, que atravessa todo o centro histórico, recebeu a denominação como homenagem aos 30 combatentes de Araraquara, que participaram da Guerra do Paraguai, em 1865. Os velhos oitis recebem um estilo de poda especial, para manter o "túnel verde" que formam, ao longo da rua. O calçamento original, com paralelepípedos de granito, também é preservado.

Foi instituída por D. João VI a Freguesia de São Bento de Araraquara, em 22 de Agosto de 1817, data que passou a ser a da fundação da cidade. Desde 1805 foram construídos 6 templos no mesmo local, sendo a última demolição em 1957 e a atual igreja encontra-se inacabada há muitos anos, por falta de recursos financeiros, dado o porte da construção. A praça da Matriz, foi tombada pelo CONDEPHAAT em Abril de 1998.
Próximo ao chafariz encontra-se o busto do Maestro José Tescari, italiano que ao vir para o Brasil, viveu mais de 40 anos em Araraquara, sendo conhecido em todo o Brasil, no cenário musical, deixando 324 obras, principalmente sacras, composições para piano e ópera.

“Diz a lenda que a igreja encontra-se inacabada não por falta de recursos financeiros e sim por existir uma serpente gigante embaixo da igreja que não deixa a mesma ser acabada”.

Fundado em agosto de 1914, a Beneficência Portuguesa de Araraquara torna-se hoje um dos 80 melhores hospitais do País.

Localizada no centro de Araraquara, seu prédio foi construído em 1914. Abrigou escolas particulares por vários anos. Atualmente é a Casa da Cultura "Luiz Antonio Martinez Corrêa", em homenagem ao jovem araraquarense que sempre se dedicou ao teatro. A Casa da Cultura abriga a Fundart, Secretaria Municipal de Cultura, a Pinacoteca Municipal e o prédio é tombado pelo CONDEPHAAT desde 1998.

Aqui é o palco onde acontece as manifestações artísticas de Araraquara.

Monumento construído este ano em homenagem aos 100 anos de Imigração Japonesa no país.

Primeiro Troleibus fabricado no Brasil e operado pela CTA (Companhia Troleibus Araraquara) desde 1959.

A mais conhecida e freqüentada praça de Araraquara, o " Parque Infantil" ganhou fama por seu jardim bem cuidado, pela densa arborização e também pelos inúmeros babaçus, além de um conjunto de árvores que foram plantadas, nos anos 30, em homenagem a cada Estado brasileiro. No centro da praça foi construído o Centro de Educação e Recreação "Leonor Mendes de Barros".

Fonte Luminosa a primeira Estação de Tratamento do DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) foi criada em 1948, junto com o chafariz que a tornou mais conhecida como Fonte Luminosa. A Fonte Luminosa, denominada Cléia Honain, homenageia a primeira Rainha do Café do Brasil, eleita em 1958, nascida em Araraquara. A fonte é um dos cartões postais da cidade.

Infelizmente não posso mostrar a fonte a noite porque ela está em manutenção.

O " Parque do Pinheirinho" foi inaugurado em 22 de agosto de 1975, tendo 2.091.000 m2 de área. O parque pertence ao Município, tem represas, sendo a menor delas a primeira captação de água da cidade, desativada há muitas décadas. A represa maior tem praias artificiais com palco para apresentações artísticas, bar e pedalinhos.

O Parque Ecológico do Basalto foi instalado na antiga Pedreira Santo Antonio, que havia começado a extração da rocha em 1938. A instalação oficial do parque ocorreu no dia 5 de Junho de 1998, Dia Mundial do Meio Ambiente.
Entre os objetivos da instalação do parque podem ser destacados os programas de educação ambiental e conscientização ecológica.


O relógio simboliza o começo da história da família Lupo que começou os seus trabalhos em Araraquara como relojoeiros. Em 1921 começa seus trabalhos no mercado têxtil na sala da sua casa e hoje é referência no mercado, a antiga fábrica se transformou em um Shopping, mas seus trabalhos continuam em uma nova fábrica na Rodovia Washington Luís.

A primeira capela de Santa Cruz teve sua origem em 1860, em 1920, durante uma nova construção, foi dada em usufruto aos padres redentoristas, devido às dificuldades financeiras. Em 1952 iniciou-se outra reforma para ampliação e surgiu uma nova igreja, porque as paredes foram mantidas e passaram a ser internas, enquanto foram erguidas paredes externas para ampliar o espaço. Nas paredes antigas foram abertos arcos e colocadas colunas, seguindo os padrões do estilo gótico.

Inaugurada a ferrovia em Araraquara, em 18 de Janeiro de 1885, estando presente à solenidade o Presidente da Província, Dr. Miranda de Azevedo. A via férrea tronco passava a ter 128 Km. A Prefeitura de Araraquara já iniciou um processo de implantação de um Museu Ferroviário na Estação, preservando a memória ferroviária em Araraquara.

A principal empresa de suco de laranja não só do nosso país como do mundo está instalada em Araraquara.

Bom, essa é a Morada do Sol espero que você tenha gostado e conhecido um pouco da minha cidade.

postado por Gui Venturini,

2 comentários:

Anônimo disse...

Anonimo Falou...


...muito bem...gafanhoto...

estas a prestigiar o que e seu...

...ate o vinho...madura...quica...vc...

rsrs...

RATU disse...

OW RALHUS AXU KI TU TEM RAZAUM

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Powered By Blogger